Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e
processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades, e
a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de
sucesso.
O conceito de empreendedorismo tem sido muito
difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de
1990. Nos Estados Unidos, o empreendedorismo não é nada desconhecido, devido ao
capitalismo ter uma forte predominância. A palavra é conhecida como “entrepreneurship” e referenciado há
muitos anos. No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas
empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de
mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade
do termo empreendedorismo, que tem recebido especial atenção por parte do
governo e de entidades de classe. Isso porque nos últimos anos, após várias
tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da
globalização, grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas
para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.
A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência
das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado
competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas. Por
isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo, pois são os
empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais,
encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos,
criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas gerando
riqueza para a sociedade.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que
possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser
mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e
imitadas, querem deixar um legado.
O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade
e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer
definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos
referentes ao empreendedor:
- Iniciativa
para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.
- Utiliza
os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e
econômico onde vive.
- Aceita
assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma
visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores,
investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação
confortável no futuro.
Um dos principais atributos do empreendedor é
identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las
em negócio lucrativo.
São considerados como exemplo de empreendedores:
- Um
indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela;
- Uma
pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na
forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda de
seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores;
- Um
empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de
valores adicionais.
A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer
aparentemente por acaso. Isso pode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a
qualquer empreendedor que você conhece: o que levou a criar sua empresa? Não se
surpreenda se a maioria das respostas for: não sei, foi por acaso... Na
verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a
aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos
para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa. O processo empreendedor
inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um
novo negócio.
O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma
idéia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de
mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam. Uma idéia isolada não
tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a
atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso
é detectar uma oportunidade.
Não significa que uma idéia revolucionária não seja
capaz de dar início a empresas de sucesso. Mas isso só ocorre quando o empreendedor
por trás da idéia conhece o mercado onde está atuando, tem visão de negócio e
sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências,
protegendo sua idéia e conhecendo sua concorrência.
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