O ambiente de projetos
apresenta desafios decorrentes da complexidade intrínseca destes, assim como
das influências do ambiente organizacional em que os projetos se inserem. Neste
contexto, o papel do gerente de projetos desponta como, talvez, o mais
relevante para o sucesso na realização de tais empreendimentos.
PMI (2008) ressalta que o
gerente de projetos é o responsável pela realização dos objetivos do projeto,
sendo parte de suas responsabilidades, mobilizar e gerenciar os recursos
humanos necessários para execução dos projetos; administrar e balancear as
restrições de custo, prazo, qualidade; identificar os riscos; acompanhar o
andamento das tarefas; reportar para a alta administração da empresa os
resultados do projeto, dentre outras atividades.
De fato, em alguns casos,
o papel do gerente de projetos pode assumir uma carga de responsabilidade ainda
mais ampla. Russo e Sbragia (2007) ressaltam que a figura do gerente de projetos
pode assumir uma relevância estratégica, na medida em que as organizações
utilizem projetos inovadores como elementos de execução de suas estratégias.
Souza, Camarini e Chamon
(2007, p. 107) destacam: A importância de se definir as habilidades necessárias
para exercer a função de gerente de projetos tem aumentado na mesma proporção
da necessidade de sobrevivência das empresas e do ritmo de competitividade
gerado pela globalização dos mercados.
Ainda para os mesmos
autores, historicamente, a função de gerente de projetos é ocupada por
profissionais que se destacam tecnicamente, mas também por apresentarem boas
habilidades sociais e comportamentais, capacidade de liderança, de negociação e
de articulação. Em artigo que apresenta uma comparação de diversos autores
sobre as habilidades requeridas para o gerente de projetos, entendem que elas
não se alteraram significativamente ao longo do tempo. Nesse artigo, os autores
concluem acerca das habilidades mais citadas pelos autores pesquisados:
- Liderança, integração e relacionamento são
habilidades citadas por todos os autores pesquisados.
- Os estudos mais recentes mencionam resolução de
conflitos, planejamento e controle do projeto como habilidades relevantes.
- Apenas um autor cita empreendedorismo.
No mesmo estudo ficou
também evidenciada uma significativa discrepância em relação à formação do
gerente de projetos: alguns defendem que o gerente de projetos deva ter uma
formação técnica, enquanto outros uma formação pluralista.
Deve ser ressaltado que
este é um questionamento relevante e presente na comunidade de gestão de
projetos atualmente. Em Waxer (2012) este debate é colocado em pauta com na
matéria intitulada “Especialista ou Generalista?”, a qual remete para uma
discussão aberta promovida pela entidade junto à comunidade de profissionais de
gerenciamento de projetos.
Russo e Sbragia (2007)
apresentam uma extensa revisão bibliográfica e apontam como características do
gerente de projetos mais relevantes na literatura revisada, pela ordem de
menções pelos autores são:
- Liderança.
- Comunicação.
- Gerenciamento de conflito.
- Competência técnica.
- Negociação.
Neste estudo, conclui-se
que o gerente de projetos “não pode mais ser visto como um mero executor, mas
como um parceiro importante no reconhecimento e busca de novas oportunidades”
(RUSSO ; SBRAGIA, 2007, p. 591).
Rabechini Jr. (2001)
realizou uma pesquisa quantitativa visando identificar como as habilidades do
gerente de projetos podem atuar sobre os fatores críticos de sucesso de
projetos.
Além de uma extensa
revisão bibliográfica, o autor realizou uma pesquisa com gerentes de projetos e
alunos do curso de gerenciamento de projetos, pertencentes a diversas
indústrias. A pesquisa buscou avaliar quais são as habilidades mais importantes
do gerente de projetos sob a perspectiva tanto daqueles que atuavam com
gerentes de projetos, como dos técnicos envolvidos nos projetos.
Os resultados indicaram
as seguintes habilidades como as mais importantes, em ordem decrescente:
- Liderança.
- Relacionamento humano.
- Negociação.
- Administração do tempo.
- Técnico.
No caso dos três
primeiros itens da pesquisa, a liderança foi o item considerado o mais
relevante pelos dois grupos de profissionais pesquisados, e relacionamento
humano e negociação foram os dois itens seguintes em número de citações, porém
em ordem inversa de importância nos dois grupos.
Silva (2003) realizou uma
pesquisa quantitativa com os gerentes de projetos do IPEN (Instituto de
Pesquisas Energéticas e Nucleares) visando identificar quais as principais
qualidades gerenciais necessárias em projetos de tecnologia. Este trabalho,
apresentado como dissertação de mestrado identificou as seguintes habilidades,
em ordem de importância:
- Liderança.
- Negociação.
- Comunicação.
- Solução de problemas.
- Influência na organização.
- Gestão do conhecimento.
Desta forma,
compreende-se que o contexto atual demanda do gerente de projeto um conjunto de
competências amplo e complexo, para que consigam realizar com sucesso o que
deles se espera.
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