quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sistemas ERP - O que são ?

Sistemas ERP


Você já ouviu falar sobre ERP? Essa sigla tão falada no ambiente corporativo significa Entreprise Resource Planning, que nada mais é que um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc). 

Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

Vejamos quais são os principais itens que inviabilizam a implantação de um ERP em função da falta de Gerenciamento do Projeto:
- Falha na Comunicação;
- As estimativas do projeto são imprecisas;
- Os requisitos são “vagos”;
- Gera-se uma falsa expectativa na concepção do projeto;
- A qualidade da especificação de escopo;
- Falha na avaliação da qualidade;
- Concessões feitas fora do escopo do projeto;
- Falha no entendimento da solução;
- Falha na elaboração de propostas;
- Custos inadequados ao orçamento do projeto.

São muitos os casos em que as empresas que estão fazendo a aquisição do ERP não se preocupam com a implantação do mesmo e a fornecedora do software também não consegue realizar da forma correta

Agora que já conhecemos os motivos das falhas de um ERP, é fundamental também saber quais são os benefícios de uma implantação bem realizada. Ganha a empresa fornecedora, e ganha principalmente o cliente, que é quem irá desfrutar da agilidade, eficácia e precisão dos processos automatizados através do ERP.
- Melhoria nos processos de comunicação em geral;
- Melhoria na produtividade da organização, com o estabelecimento de uma metodologia padrão de gerenciamento de projeto, incluindo uma padronização, processos, métodos, ferramentas e um ambiente colaborativo;
- Apoio aos processos de decisão e das auditorias nos sistemas;
- Racionalização das atividades com a utilização de formulários e templates para facilitar o desenvolvimento dos processos de gerenciamento de projetos, as estimativas do projeto, planos do projeto, cronogramas, gerenciamento de risco, gerenciamento de problemas, gerenciamento de mudança, aceitação do projeto e relatórios, mantendo um histórico dos projetos.

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